Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - SUTIC

A Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) é uma federação de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras. Através da CAFe, um usuário mantém todas as suas informações na instituição de origem e pode acessar serviços oferecidos pelas instituições que participam da federação.
As instituições pertencentes à CAFe podem atuar como provedoras de identidade (IdP) e como provedoras de serviço (SP). As organizações usuárias da RNP que atuam como provedores de identidade têm atualmente um subsídio completo no preço associado ao uso do serviço da CAFe. Além disso, nenhum dos acordos atuais prevê qualquer custo para os provedores de serviço. A RNP é responsável pela gestão do serviço e por manter o repositório centralizado com dados sobre integrantes da federação.
A CAFe possibilita que cada usuário tenha uma conta única em sua instituição de origem, válida para todos os serviços oferecidos à federação, eliminando a necessidade de múltiplas senhas de acesso e processos de cadastramento. A relação de confiança entre instituições participantes da Federação permite que o usuário se autentique unicamente em sua instituição de origem, que fornece as garantias de autenticidade e credibilidade necessárias às demais. Diversos países já têm federações em funcionamento ou em implantação. Dentro das redes de instituições de ensino, os serviços de ensino a distância e atividades de colaboração estão entre os maiores beneficiários das infraestruturas oferecidas por federações.
8 de fevereiro de 2017. Visualizações: 6316. Última modificação: 08/02/2017 15:29:52