Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - SUTIC

O Portal de Periódicos da Capes, é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Conta com um acervo de mais de 30 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, dez bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

O acesso aos periódicos da CAPES não mais está sendo realizado por meio de Proxy. Todo acesso remoto agora só é possível via CAFe. 
Acesse o link https://sutic.ufersa.br/servicos/cafe e veja as instruções de utilização da federação.
Historicamente o acesso à diversos periódicos científicos é custeado pela CAPES para todas as Universidade Públicas do Brasil. Isto favorece as atividades fim destas instituições sendo uma ferramenta essencial para o progresso da Ciência.
Hoje este acesso é feito de duas formas:
1. estando na Instituição, pela identificação dos endereços IP da rede institucional.
2. Usando o portas de periódicos da CAPES, e logando no sistema CAFe.
Este último é mais moderno, flexível e, especialmente, muito mais seguro, permitindo inclusive o acesso doméstico.
O link para o portal é: https://www.periodicos.capes.gov.br/
e aqui temos dois tutoriais de como realizar o login:
O que muda na prática?
Mesmo estando na instituição, deverá ser feito o mesmo procedimento de logar-se no portal, tal como se estivesse em casa. Só isso. Uma vez realizada esta ação, o acesso aos periódicos ocorrerão livremente.
Em contrapartida estaremos num ambiente mais seguro e a oferta de mais periódicos e melhoria no sistema estará garantida nos próximos anos.

 

Missão e Objetivos

O Portal de Periódicos tem como missão promover o fortalecimento dos programas de pós-graduação no Brasil por meio da democratização do acesso online à informação científica internacional de alto nível. As ações promovidas pela Capes por meio do Portal de Periódicos visam atender os seguintes objetivos:

  • A promoção do acesso irrestrito do conteúdo do Portal de Periódicos pelos usuários e o compartilhamento das pesquisas brasileiras em nível internacional;
  • A capacitação do público usuário – professores, pesquisadores, alunos e funcionários – na utilização do acervo para suas atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • O desenvolvimento e a diversificação do conteúdo do Portal pela aquisição de novos títulos, bases de dados e outros tipos de documentos, tendo em vista os interesses da comunidade acadêmica brasileira;

A ampliação do número de instituições usuárias do Portal de Periódicos, segundo os critérios de excelência acadêmica e de pesquisa definidos pela Capes e pelo Ministério da Educação.

Acesse o vídeo institucional do Portal de Periódicos em alta ou baixa resolução.

Fonte: Portal Capes
8 de fevereiro de 2017. Visualizações: 18937. Última modificação: 29/04/2022 09:35:38